Um grupo de mais de 100 alunas do Colégio Anchieta, um dos mais tradicionais de Porto Alegre, realizou uma manifestação na manhã desta sexta-feira (29) contra o "listão", uma espécie de ranking das meninas mais bonitas do Ensino Médio da escola. Vestidas de preto e apoiadas por professores, as estudantes das seis turmas de 3º ano aproveitaram o intervalo das aulas para apresentar um manifesto escrito a muitas mãos.
O listão de mais bonitas havia virado uma tradição informal na escola, apesar dos esforços da direção para contê-lo. Vinha se propagando nas redes sociais e incluía apelidos pejorativos. Em resposta a ele, as estudantes que realizaram o protesto afixaram na escola um painel com o "Listão das Guria", em que aparecem o nome de todas as alunas do 3º ano, com suas qualidades registradas ao lado.
Leia o manifesto:
"Amo a mulher que me tornei porque lutei para ser ela. Antes de mim, outras lutaram, e é por causa delas que a minha voz ecoa hoje. Planejamos uma homenagem para que pudéssemos lembrar das mulheres a nossa volta e, por que não, de nós mesmas.
Crescemos sendo colocadas uma acima da outra quando na verdade estamos todas juntas. O listão é a concretização desse pensamento sendo repassada como uma tradição. Chega. E é para dar continuidade ao legado das que vieram antes de nós que hoje nos retiramos de um ranking em que fomos colocadas. Na nossa lista, estamos ao lado umas das outras celebrando tudo o que somos e que por tanto tempo foi reduzido a nossa aparência.
Quero pedir desculpa a todas as mulheres que descrevi como bonitas antes de dizer inteligentes ou corajosas. Fico triste por ter falado como se algo tão simples como aquilo que nasceu com você, fosse seu maior orgulho, quando seu espírito já despedaçou montanhas. De agora em diante vou dizer coisas como, 'você é forte' ou, 'você é incrível!', não porque eu não te ache bonita, mas porque você é muito mais do que isso."