Desde terça-feira (22), estudantes de todo o Brasil enfrentam dificuldades para acessar o site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Com a sobrecarga, os candidatos não conseguem concluir a inscrição. Alguns usuários até acessam a página, após colocar os dados de inscrição no Enem, mas a lista de cursos por municípios não carrega e, logo, o cadastro não é finalizado.
Em nota divulgada na noite de ontem, o Ministério da Educação (MEC) afirmou que adotou medidas para resolver o problema de lentidão e repassou a recomendação da área técnica de atualizar a página de inscrição antes de preencher os dados de usuário e senha.
O MEC ressaltou ainda que a instabilidade se deve ao grande volume de acessos espontâneos ao sistema que chegou a casa dos 350 mil, sendo que este número ficava em torno dos 25 a 30 mil nas edições anteriores.
Nesta manhã, diversos candidatos usaram as redes sociais para reclamar que ainda não conseguiram acessar o site do Sisu por conta da instabilidade. O problema detectado virou, inclusive, motivo de revolta e de memes entre os usuários do Twitter.
Mudança
Pela primeira vez, o Sisu divulgará as notas de corte para todos os cursos em cinco horários: 7h, 12h, 17h30 e 20h, além da 0h00min, como já ocorria nas edições anteriores. No sistema passado, a exibição dos resultados se limitava ao horário da meia-noite, a partir do segundo dia de inscrição.
Mas fique atento a divulgação da nota de corte à meia-noite será mantida até quinta-feira (24). Na sexta (25) — quando termina o prazo de inscrição — a última atualização será feita às 20h.