O Ministério da Educação (MEC) confirmou que as notas de corte de cada curso no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serão divulgadas em cinco horários durante o período de inscrição. Em comunicado divulgado no fim da noite de terça-feira (22), a pasta informou que está sendo testada nesta edição a divulgação às 7h, 12h, 17h30min e 20h, além da meia-noite, como já ocorria nas edições passadas.
"A divulgação em quatro horários se repetirá até sexta-feira, dia 25. A divulgação da nota de corte à meia-noite será mantida até quinta-feira, dia 24", diz a nota.
As notas de corte podem ser conferidas na página do Sisu, após o candidato acessar o sistema para fazer a inscrição. A consulta pode ser feita apenas por quem fez a edição de 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — é preciso digitar o número de inscrição no Enem e a senha.
Estudantes reclamaram ontem nas redes sociais da dificuldade em acessar o sistema. Segundo o ministério, a instabilidade foi causada por um grande "volume de acessos espontâneos na rede do MEC. O sistema, que nas edições anteriores, recebia de 25 a 30 mil acessos simultâneos, registrou hoje picos de até 350 mil acessos simultâneos".
De acordo com o ministério, foram adotadas todas as medidas para resolver a lentidão no sistema. Se o estudante estiver com dificuldade em acessar, a recomendação é que atualize a página de inscrição antes de preencher os dados.
Na manhã desta quarta, GaúchaZH conseguiu acessar uma vez o sistema, mas depois já passou a ficar instável.
O que é a nota de corte
É a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados para cada curso. Quatro vezes por dia, durante o período de inscrições, o Sisu vai calcular a nota de corte de cada curso com base no número de vagas e o total de inscritos. Esse cálculo será apenas uma referência para ajudar no monitoramento da inscrição do candidato, e não garante seleção.
A partir dessa referência da nota de corte, o candidato pode alterar as opções de cursos escolhidos enquanto estiver vigorando o período de inscrições. Apenas a última alteração feita será considerada ao final do prazo.
Com a mudança feita pelo MEC este ano, a última nota de corte será disponibilizada às 20h de sexta-feira — e não mais na madrugada anterior. O prazo para inscrição termina às 23h59min e até esse horário é possível fazer alterações.
Cronograma
Inscrições - 22 a 25 de janeiro
Resultado da chamada regular - 28 de janeiro
Prazo para participar da lista de espera - 28 de janeiro a 4 de fevereiro
Matrícula da chamada regular - 30 de janeiro a 4 de fevereiro (devendo ainda observar dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio)
Convocação dos candidatos em lista de espera - a partir de 7 de fevereiro