Das 53 escolas estaduais que tiveram eleições nos três municípios mais populosos da serra gaúcha, 49 definiram as equipes diretivas para os próximos três anos. A votação ocorreu na terça-feira (27). Em Caxias do Sul, foram 35 escolas com chapas inscritas, mas quatro delas (veja abaixo) não tiveram quórum suficiente para escolher diretor e vice-diretor. Por isso, essas terão nova eleição na próxima terça-feira (4).
Conforme a titular da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Janice Moraes, as chapas que irão concorrer são as mesmas inscritas para o processo eleitoral desta semana. A rede estadual tem 56 escolas na cidade.
Em Bento Gonçalves, das 19 escolas com possibilidade de inscrição de chapas, 10 fizeram o processo eleitoral e definiram equipes para o próximo mandato. Em Farroupilha, oito das dez escolas estaduais da cidade escolheram os diretores.
As instituições que não tiveram chapas inscritas para o processo eleitoral têm o diretor designado pela Secretaria Estadual da Educação. Os critérios para indicação do gestor serão titularidade e antiguidade do quadro docente da escola .
A eleição não foi realizada em escolas indígenas, Núcleos de Educação de Jovens e Adultos (NEEJAS), instituições em estabelecimentos prisionais, na Fundação de Atendimento Socioeducativo (FASE) e no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE), além de escolas com apenas um professor. O edital lançado pela Secretaria Estadual da Educação justificou a medida pelas "especificidades e peculiaridades dos referidos estabelecimentos de ensino".
Escolas que terão nova eleição na terça-feira
Colégio Estadual Imigrante
Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza
Escola Estadual Técnica de Caxias do Sul
Escola Estadual Aristides Germani