A edição de 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminou com 1.610.681 candidatos ausentes no segundo dia de provas, o que corresponde 29,2% de faltosos. O percentual é menor do que o registrado no ano passado, quando foram 32% ausentes. Neste domingo (11), os candidatos fizeram as provas de Ciências da Natureza e Matemática. No primeiro dia (4), foram aplicados os testes de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação.
O balanço foi apresentado na noite deste domingo pela presidente do Instituto Nacional de Estudos Educacionais (Inep), Maria Inês Fini, e pelo ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, em coletiva à imprensa, em Brasília.
Neste segundo dia, 66 pessoas foram eliminadas das provas por desrespeito às regras do edital. Segundo a presidente do Inep, o número é pequeno e reflete os investimentos para garantir a segurança do exame. Não foi registrada nenhuma ocorrência que tenha impedido a realização das provas, de acordo com ela.
O ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, considerou a aplicação das provas um "sucesso". Questionado por jornalistas sobre as declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro em relação a uma suposta "ideologização" do exame, ele evitou polêmicas:
— Cabe ao presidente eleito fazer a gestão do Brasil a partir de 1º de janeiro. Nós estamos aqui trabalhando para cumprir o calendário, estamos muito felizes com a realização do exame este ano, que é um sucesso. Ao novo governo, estamos à disposição para contribuir, mas a tomada de decisão é deles.
Gabarito
As provas foram aplicadas em 10.718 locais, distribuídos em 1.725 municípios. São cerca de 600 mil pessoas envolvidas na aplicação do Enem.
O gabarito oficial será divulgado em 14 de novembro, juntamente com os cadernos de questões. Já o resultado deverá ser divulgado até o dia 18 de janeiro de 2019.
A nota do Enem pode ser usada para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).