Depois do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação neste domingo (4), será a vez de mostrar os conhecimentos nos exames de Ciências da Natureza e Matemática, no dia 11 de novembro.
Para se dar bem nas provas, é preciso estar por dentro dos conteúdos de biologia, física, química e matemática. Confira cinco dicas de professores do Unificado para você arrasar no último dia do exame.
1- Antes e durante a prova
Antes da prova, procure conversar sobre assuntos diversos que não tenham relação com o exame. Mas, se você é daquelas pessoas ansiosas que não consegue ficar sem dar uma olhadinha nos conteúdos, leve pequenos resumos, esquemas e até mesmo formulários que foram feitos durante o ano de estudos e fique revisando antes da prova. Na hora do exame, é preciso cuidar o tempo para cada questão, se você notar que está muito tempo em uma, passe logo para outra.
2- Biologia
Nas questões de biologia, é preciso ter muita atenção na pergunta final das questões, que ficam depois dos enunciados, pois, muitas vezes, a pergunta não se refere diretamente ao que está descrito no texto. Nas questões que são mais longas, é importante anotar dados relevantes, montando um mapa conceitual, assim, fica melhor para observar o que a questão está pedindo. Para se preparar, é importante revisar assuntos relacionados ao meio ambiente, saúde e prevenção de doenças.
3- Química
Para a prova de química, é importante revisar nesta reta final conteúdos que envolvem ligação intermolecular, fazendo relação entre ponte de hidrogênio e ligações de Van der Waals. Vale, ainda, rever estequiometria, além das funções orgânicas, principalmente as oxigenadas e nitrogenadas.
4- Matemática
Nestes últimos dias que antecedem o exame de matemática, deve-se priorizar os tópicos mais frequentes na prova dessa disciplina. Para reforçar fórmulas e regras a melhor forma é a repetição. Escreva e reescreva estas em folhas de resumo. Cerca de 35% das questões do exame estão relacionadas aos conteúdos de geometria plana e espacial, 30% aos conteúdos de matemática básica, tais como razão, proporção, regra de três e porcentagem. Refaça provas anteriores para conhecer a formatação das perguntas e como os conteúdos são abordados. Na hora do exame, só resolva as questões difíceis depois que as fáceis e as médias estiverem resolvidas.
5- Física
A prova de física tem como objetivo analisar se o aluno consegue lidar com a física, diante da realidade que o cerca, associando aos fenômenos que estudou no colégio. É importante revisar os conteúdos de eletricidade — fenômeno eletromagnético, potência e energia elétrica —, mecânica — leis de Newton e energia mecânica — além de fenômenos ondulatórios, como por exemplo, som e luz, que estão presentes em nosso dia a dia, e ondas eletromagnéticas, como celulares e aparelhos de raio x, por exemplo.
Fontes: Adrô Lara, professor de física; Bruno Baltazar, professor de matemática; Elói Fernandes, professor de matemática; Enio Kaufmann, diretor do Unificado e professor de física; Guto Braul, professor de biologia; Luiz Ferrari, diretor e professor de química.