A implantação de um novo programa de gestão escolar na rede municipal de Farroupilha deve ser concluída em maio. Nessa primeira fase, o software está sendo alimentado com informações das áreas administrativa e pedagógica das escolas. Os dados são para uso interno das escolas e da Secretaria da Educação. A ideia é utilizar o sistema para alimentar o censo escolar do governo federal.
O diretor da Secretaria da Educação, Vinícius de Cesaro, explica que esse programa abre a possibilidade de implantar sistema de biometria ou de reconhecimento facial de alunos para registros de entrada e saída da escola. Mas, segundo Cesaro, essa etapa não está no cronograma de trabalho de curto prazo.
Como a ideia é utilizar os registros para avisar pais de forma imediata sobre a possível falta dos estudantes às escolas, ainda falta definir como isso ocorreria — se por e-mail ou mensagem de texto de celular, por exemplo. A prefeitura ainda terá de verificar também qual será o investimento necessário em equipamentos.
Conforme o diretor da Secretaria da Educação, outra etapa de aproximação dos pais com a atividade escolar dos filhos deve ocorrer antes disso. Para o segundo semestre, está previsto o funcionamento do portal dos pais, em que será possível acessar recados, boletim e o calendário escolar. No início do ano que vem, a prefeitura pretende iniciar as matrículas online.