Em reunião na Câmara de Vereadores, na noite desta quinta-feira (5), o Sindicato dos Servidores Municipais de Farroupilha (Sismusf) rejeitou, pela segunda vez, a proposta de reajuste salarial enviada pela prefeitura. Cerca de 450, dos 700 servidores do município estiveram presentes na assembleia que decidiu por não aceitar a proposta de 0,34% nos meses de abril, julho e outubro e 1,36 em janeiro de 2019 enviada pelo município.
Segundo a presidente do Sismusf, Beatriz Sosnoski, a recusa será protocolada na tarde desta sexta-feira (6), na prefeitura, e o sindicato agora espera por uma nova chamada da administração para que sejam retomadas as negociações. Beatriz ressalta que a categoria não reivindica um amento real dos salários, apenas o reajuste com base na inflação. Outro pedido do sindicato é o reajuste, no mesmo valor, no vale-alimentação.
Já conforme o secretário de Finanças, Benami Spilki, a proposta da prefeitura se baseia na previsão anual do índice de inflação, que é de 3,46% para o ano de 2018. O valor oferecido pela prefeitura fica 1% abaixo deste valor previsto. Benami, porém, ressalta que a administração está vivendo um momento de queda de arrecadação e que uma proposta acima deste valor causaria um rombo nas contas do município.
O secretário diz ainda que desde que foi implementado o sistema de reajuste trimestral, em janeiro de 2017, os servidores tiveram um ganho real no reajuste, se comparado com a inflação neste período. A secretaria de Finanças aguarda o protocolo da recusa do sindicato para analisar se ele é acompanhado de uma contraproposta ou não, para que assim possa ser agendada uma nova rodada de negociações.