Escolhida como melhor professora do mundo neste domingo (18), em Dubai, a britânica Andria Zafirakou foi premiada com a quantia de US$ 1 milhão, o equivalente a mais de R$ 3 milhões.
Com o brasileiro Diego Lima, de São José do Rio Preto, ela era um dos 10 finalistas do Global Teacher Prize, considerado uma espécie de Nobel da docência. Uma professora de Artes de 39 anos, Andria leciona na Alperton Community School, uma escola secundária no distrito de Brent, nos arredores de Londres.
Brent é uma das localidades do Reino Unido com maior diversidade étnica, com mais de 130 línguas sendo faladas nas suas escolas. Andria se notabilizou por aprender os rudimentos de 35 idiomas, entre eles o hindi, o árabe e o português, como forma de se aproximar dos estudantes, fazê-los sentirem-se bem acolhidos e ganhar sua confiança.
- O inglês não é a língua falada na casa dos meus alunos. Por isso, eles chegam à escola com uma desvantagem, sentem-se isolados, com medo de sofrer bullying . Descobri que ao aprender pelo menos a dar bom dia e a perguntar se estavam bem na língua deles já fazia com que se sentissem mais seguros - explicou ela.
O Global Teacher Prize é oferecido anualmente, pela Fundação Varkey, com o objetivo de estimular boas práticas educacionais.