Agora é reta final mesmo. Quem está inscrito para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano tem um mês para revisar conteúdos e aparar as arestas até o primeiro dia de provas, em 5 de novembro. Nesta edição, o exame ocorrerá em dois domingos consecutivos e não mais em um único fim de semana. A ordem das provas também foi alterada. Se as mudanças práticas ficam nítidas na aplicação do Enem, algumas são mais sutis e podem ter reflexos numa das provas mais comentadas da avaliação: a redação.
Professora de linguagens e redação do Unificado, Luísa Canella chama atenção que, pela primeira vez, a produção textual será cobrada junto à prova de Ciências Humanas. Para o aluno, avalia, isso pode ser bastante positivo, já que a prova de Humanas aborda questões de história, geografia, sociologia e filosofia e está muito relacionada a temas de cidadania, bem presentes na proposta da redação.
– Na prova de Humanas, o aluno talvez encontre uma boa ajuda para suas análises na redação – adianta Luísa.
A professora ressalta que nessa busca por fazer um texto nota mil, o aluno deve ter em mente que, invariavelmente, é o conhecimento da realidade brasileira que será cobrado. Então, sugere Luisa, estar atualizado sobre os problemas do país é o básico para fazer bonito no exame.
Outro ponto que torna esta edição do Enem um tanto diferenciada é que, depois de anos, ela ocorrerá sob um novo governo na cadeira da Presidência. O que isso tem a ver? Na avaliação do professor de português e redação do Unificado Ávila Oliveira, a redação, de alguma forma, reflete a identidade ideológica de quem está no comando do país quer passar aos jovens, principal público do exame. Nos anos petistas, observou-se uma prevalência de discussões de cunho social, como relações de trabalho, papel da mulher na sociedade e movimentos imigratórios.
Agora, com Michel Temer na Presidência e toda a turbulência política em Brasília, o professor acredita que o assunto escolhido será mais abrangente – mas focado no Brasil –, sem tanta margem a polêmicas. Isso não significa, ressalta Ávila, que temas com viés mais social estejam descartados, mas as mudanças no Planalto direcionam as apostas também para temas mais neutros, o que antes era menos provável. Se a lógica for mantida, Ávila vê assuntos como homofobia, inclusão de pessoas com deficiência e violência nos estádios como candidatos fortes.
– Isso porque são temas relacionados a leis recém-criadas ou a projetos que estão tramitando – justifica o professor.
Ávila também dá outras dicas aos participantes. Apesar de não haver regras no Enem que impeçam repetir o tema de redação, há poucas chances de isso ocorrer, e deve-se considerar inclusive os temas abordados na segunda aplicação do Enem, provas que ocorrem para públicos específicos, como os presidiários, ou em datas diferentes da oficial por conta de imprevistos.
– Por exemplo, ninguém lembra que já caiu racismo e um tema sobre família porque isso foi pedido na segunda aplicação. É bem provável que não serão assuntos cobrados agora – avalia o professor, reforçando que a época é de boatos na internet e que a redação é o alvo predileto para os produtores de fake news sobre o Enem.
Ordem das provas
No primeiro dia do Enem 2017 serão aplicadas as questões de Linguagens, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação. No segundo, será a vez de Matemática e Ciências da Natureza. Neste ano, o cartão-resposta e a folha de redação terão o nome do participante impresso e serão encartados no caderno de questões.
O intervalo de uma semana entre uma prova e outra foi definido após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) promover uma consulta pública entre os estudantes. Com essa alteração, os sabatistas, que anteriormente precisavam iniciar a prova de sábado somente às 19h, poderão realizar o exame com os demais candidatos. De acordo com o MEC, isso representa uma economia de aproximadamente R$ 650 mil na realização da avaliação nacional.
O Enem 2017, ao contrário de outra edições, não servirá para certificar o Ensino Médio, o que deverá ser feito agora por meio de um exame específico, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
O que pode zerar a redação
Fugir do tema proposto
Não atender à proposta pedida
Desrespeitar os Direitos Humanos
Entregar a folha de redação sem nada escrito
Usar parte de texto desconectada do tema proposto
Escrever só sete linhas, qualquer que seja o conteúdo
Usar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação
Fazer uma estrutura de texto diferente do tipo dissertativo-argumentativo
Olho no relógio e no calendário
Data: 5 e 12 de novembro (dois domingos)
Horários
Meio-dia: abertura dos portões
13h: fechamento dos portões
13h às 13h30min: procedimentos de segurança nas salas de prova
13h30min: início das provas
Provas do 1º dia
Linguagens
Ciências Humanas
Redação
Duração: 5h e 30 minutos
Encerramento: 19h
Provas 2º dia
Matemática
Ciências da Natureza
Duração: 4h e 30 minutos
Encerramento: 18h
O que levar nos dias de prova (obrigatório)
Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente
Documento oficial de identificação original com foto
Documentos aceitos
Passaporte
RG
Certificado de Reservista
Carteira Nacional de Habilitação
Certificado Dispensa de Incorporação
Carteira de Trabalho e Previdência Social
Identidade Funcional em consonância com Decreto 5.703/06
Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe
Identidade para estrangeiros expedida pelo Ministério da Justiça
Fique atento: Se você perdeu ou teve o documento roubado precisa apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de prova.
Aconselhável levar
Cartão de Confirmação de Inscrição
Declaração de Comparecimento impressa para assinatura do Coordenador de Local (caso precise do documento)
Proibido utilizar na hora da prova
Lápis
Chaves
Livros
Manuais
Borracha
Anotações
Boné, chapéu, viseira, gorro ou similares
Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens
Impressos
Lapiseira
Óculos escuros
Caneta de material não transparente
Dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, pen drives, mp3 ou similares, gravadores, relógios etc)
Gabaritos
Serão disponibilizados em enem.inep.gov.br três dias úteis após cada prova.
Resultado
Será publicado em 19 de janeiro