Importante em qualquer universidade, a pesquisa requer incentivos para atrair mais estudantes. Vindos de um ambiente escolar em que raramente há atividades de introdução à prática científica, muitos alunos chegam às universidades sem saber que podem optar, desde o primeiro semestre, por esse caminho.
Iniciação científica impulsiona carreira de estudantes na graduação
Quer ser cientista? O caminho pode começar ainda no Ensino Médio
Quem trabalha na graduação entende que, mesmo com a divulgação interna, o maior incentivador da pesquisa é o professor.
- Ele é grande agente, aquele que mobiliza os alunos. Não são tantos os que procuram essas oportunidades por iniciativa própria - diz Cleusa Scroferneker, coordenadora de iniciação científica na PUCRS.
A propaganda também parte dos próprios jovens pesquisadores.
- Esses alunos gostam do que fazem, divulgam isso na aula, no centro acadêmico, no refeitório. Essa participação é um complemento importante na consolidação do conhecimento obtido na universidade - completa José Carlos Frantz, pró-reitor de pesquisa da UFRGS.
VÍDEO: estudantes da graduação explicam a importância de pesquisar
Primeiros passos
As universidades costumam divulgar aos alunos quando há bolsas disponíveis: fique atento ao mural e ao site de sua faculdade.
Não deixe de comentar seu desejo com os colegas de faculdade. Aqueles que já participaram de pesquisas podem dar dicas valiosas.
Fique atento também aos salões de iniciação científica na sua cidade. Eles são oportunidades de conferir várias pesquisas na prática.
Com ideias novas, estudantes criam projetos antes mesmo de se formar
Além da possibilidade de descobrir algo novo dentro do que você escolheu estudar, a pesquisa é um ótimo caminho para quem pretende dar aulas em universidades, que exigem experiência e familiaridade com a área.
É nos laboratórios e nas atividades de campo que podem surgir novos produtos e novos conceitos em áreas tão variadas quanto sociologia e matemática, por exemplo.
É uma chance de aprofundar o conhecimento obtido em sala de aula. Se você gosta de um assunto, os projetos de pesquisa são a forma de se apropriar dele.
Por que pesquisar?
A iniciação científica não é indicada somente para quem deseja seguir carreira na academia. Também tem sido incentivada no mercado de trabalho em várias áreas.
O contato direto com pesquisadores e vários colegas ajuda a desenvolver a mentalidade do trabalho em grupo e pode levar longe: até a colaborações internacionais na área científica.
* Zero Hora
Bolsas, só nas exatas?
Não. As exatas são tradicionalmente mais visadas para a iniciação científica porque há mais pesquisadores atuando nessas áreas no Brasil, mas cada curso tem as próprias oportunidades.
Há entrevistas nas Ciências Sociais, trabalho de campo nas Ciências Agrárias, teorias para desvendar na Comunicação Social, entre muitas outras opções.