Tradicional evento do setor supermercadista gaúcho, a Expoagas retorna aos pavilhões do Centro de Evento da Fiergs, em Porto Alegre, a partir das 9h desta terça-feira (20). Serão três dias em que se espera por mais de 60 mil visitantes e movimentação de R$ 700 milhões em novos negócios.
Para isso, a 41ª edição terá 700 lançamentos de produtos e manterá o aguardado ciclo de palestras que, este ano, terá nomes como o escritor Fabrício Carpinejar, a jornalista Maju Coutinho e o ex-jogador Paulo Cesár Tinga. O auditório conta com capacidade para 300 pessoas.
Na noite desta segunda-feira (19), um jantar na Casa NTX, para 950 pessoas, demarca as homenagens aos 150 anos da imigração alemã ao Estado e a cerimônia do troféu Agas, entregue a cada edição à personalidade que representa perfil supermercadista. Neste ano, o agraciado será o jornalista Paulo Sérgio Pinto.
De terça até a próxima quinta-feira (22), 496 expositores de produtos, equipamentos e serviços para o setor varejista estarão reunidos no evento.
O destaque é para fornecedores de alimentos, produtos de limpeza, equipamentos e bebidas. Como de costume, a prioridade é para as empresas do Estado, que ocuparão 72% dos estandes.
O presidente da Associação Gaúcha dos Supermercadistas (Agas), Antônio Cesa Longo afirma que a qualidade, a diversificação e a competitividade dos fornecedores servem de modelo para todo o Brasil. Ele destaca que, apesar do fechamento do aeroporto Salgado Filho e contratempos logísticos, a participação de expositores e visitantes de outros locais do país está garantida.
Além disso, a entidade buscou repactuar os contratos de expositores que foram afetados pela enchente e estão com dificuldades. Apenas duas empresas desistiram da participação na feira, o que, segundo Longo, mostra que a Expoagas 2024 também “será uma oportunidade para companhias que estão em processo de reconstrução”.