O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (9) que é possível o acordo entre Mercosul e União Europeia (UE) ser concluído ainda neste ano.
— Da nossa parte, está tudo acordado, totalmente pronto, o que falta agora são os europeus se arranjarem — disse.
Lula deu a declaração na Bolívia, país que acaba de entrar no Mercosul. A fala foi no encerramento de um fórum empresarial entre bolivianos e brasileiros em Santa Cruz de la Sierra.
O acordo de comércio entre a União Europeia e o Mercosul foi costurado por 20 anos. Ele foi aprovado em 2019, mas precisa ser ratificado pelos parlamentos dos 31 países envolvidos para que entre em vigor. Ele cobre temas tanto tarifários quanto de natureza regulatória, como serviços, compras públicas, facilitação de comércio, barreiras técnicas, medidas sanitárias e fitossanitárias e propriedade intelectual.
Déficit público
No mesmo evento, o presidente brasileiro falou sobre sua visão a respeito da política fiscal do Brasil.
— Reduzir déficit fiscal sem comprometer a capacidade de investimento público é um compromisso da minha gestão — disse o petista.
A declaração vem depois de dias de turbulência no mercado causada por declarações do petista sobre o Banco Central — as falas fizeram o dólar subir. Antes, no mesmo discurso, o presidente brasileiro disse que é necessário fornecer estabilidade política, econômica, fiscal, jurídica e social para que haja crescimento econômico.