Pessoas em situação de superendividamento têm a oportunidade de comparecer à Avenida Sepúlveda, no Centro Histórico, ao lado da Praça da Matriz, nesta quarta-feira (6), para receber auxílio. A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor, promoverá um mutirão de atendimentos em comemoração ao mês do Consumidor, das 10h às 18h.
O propósito do mutirão é fornecer informações às pessoas sobre o endividamento e possíveis soluções para suas dívidas. Além de oferecer orientação jurídica e facilitar negociações de débitos, a iniciativa busca promover a educação financeira e conscientizar sobre a importância do consumo responsável de crédito.
Alunos e professores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) também estarão envolvidos. No ano passado, a Defensoria Pública e a PUC-RS estabeleceram um Termo de Cooperação para expandir o atendimento a pessoas endividadas no Rio Grande do Sul, por meio do Balcão do Consumidor, um projeto realizado na universidade.
O objetivo do mutirão é motivar os consumidores a refletirem sobre suas finanças pessoais e a implementarem práticas que previnam o superendividamento, como o planejamento financeiro e o consumo consciente.
Serviço
- O quê? Mutirão de auxílio aos superendividados;
- Quando? Quarta-feira (6), das 10h às 18h;
- Onde? Avenida Sepúlveda, no Centro Histórico de Porto Alegre;
- O que levar? Documento pessoal e os contratos das dívidas. Caso não tenha, leve qualquer documento que comprove o débito, como faturas, comprovantes de pagamento, entre outros.