As principais tendências e inovações no ramo de franquias dominaram os debates na Ilha de Comandatuba, no sul da Bahia, nos últimos dias. A edição 2023 da Convenção ABF do Franchising tratou de temas como mudanças no varejo, transformação digital, diversificação de canais de atendimento e gestão eficiente. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e ocorreu na ilha localizada no município de Una, entre quarta-feira (25) e sábado (28).
Troca de ideias, conexões e busca por melhorias de negócios dividiram espaço entre os participantes no salão de exposição do evento. Franqueadores, franqueados e fornecedores aproveitaram o espaço para fortalecer o setor e melhorar a tomada de decisões.
Liderança com engajamento e bom ambiente para os colaboradores, necessidade de entender o comportamento do cliente, multicanalidade e exemplos de produtos e ferramentas usadas na China estão entre os principais pontos debatidos na convenção. A importância da digitalização e da educação dentro do franchising também ficaram entre os temas centrais. O ensino foi citado como fundamental para fortalecer as franquias e criar cada vez mais gestores atualizados e com menor margem de erro na tomada de decisão.
— A gente precisa se aproximar desses sistemas de ensino, de aprendizagem e incorporar dentro das nossas companhias esses processos importantes de digitalização dos nossos negócios para navegar no marketing de conteúdo — afirmou o presidente da ABF, Tom Moreira Leite no discurso de encerramento do evento.
Feira
Paralelamente aos debates, ocorreu no complexo uma feira com a presença de fornecedores do mercado de franquias. Negócios ligados a cadeias como a da energia solar, do crédito, do marketing digital e de consultoria dividiram espaço no congresso. Além de apresentar seus negócios, os expositores identificavam como seu serviço poderia se encaixar em determinado ambiente empresarial.
Uma dessas empresas é a norte-americana AlphaGraphics, que oferece serviços de sinalização, marketing e tecnologia. Rodrigo Abreu, master-franqueado da AlphaGraphics no Brasil, afirma que o negócio oferece um serviço de comunicação personalizado e de acordo com a necessidade de cada cliente.
— Alguns empresários deixam o trabalho de comunicação visual para algum familiar ou outra pessoa sem experiência nessa área e isso impacta o negócio. Nós oferecemos um conteúdo profissional e que conversa com as características de cada negócio — explica Abreu.
Setecentos participantes e 26 expositores estiveram no evento na Ilha de Comandatuba.
O modelo
No modelo de franquia, empreendedores adquirem o direito de utilizar a marca de outra empresa já consolidada no mercado para comercializar seus produtos e serviços. Franqueadores e franqueados observam nesse sistema uma estratégia comercial para aumentar a distribuição de produtos e serviços e ampliar a presença das marcas em diversas regiões.
Alguns dos temas debatidos
Inovação no varejo
Em um dos primeiros painéis do evento, integrantes do setor discutiram o futuro do varejo e os desafios para as empresas no contexto atual da economia e da mudança do perfil dos consumidores. Pontos como a importância de reforço na jornada digital oferecida ao cliente no comércio online, tratamento personalizado, gestão eficiente de pessoas e engajamento dos franqueados dominaram o bate-papo. A presidente da Havaianas no Brasil e na América Latina, Ana Bógus, afirmou que a régua do cliente subiu, com consumidores abandonando as marcas com mais facilidade ante o observado no passado. Isso aumenta a importância de reforçar o atendimento e a gestão, segundo a executiva.
— Tem que surpreender esse consumidor que está cada vez menos fiel à marca e ao canal — pontua.
Gestão eficiente
Outro tema abordado no primeiro dia foi a importância de uma gestão eficiente para a saúde dos negócios. Nesse sentido, a necessidade de lideranças atualizadas, que atuam com habilidade em conhecimento técnico, empatia, ética e sensibilidade foi destacada como essencial para esse objetivo.
O engajamento das pessoas na busca das metas também é essencial para um ambiente mais fluido e saudável para líderes e liderados, segundo os integrantes do setor.
Geração de valor
As estratégias para gerar valor nas marcas por meio de diferentes plataformas também marcou presença no evento em painel com a participação de Juliana Cury, vice-presidente de marketing e vendas da Zamp, franqueada de marcas como Burger King e Popeyes no Brasil, e do diretor de vendas do TikTok no Brasil, Theo Lima.
O executivo do TikTok afirma que as empresas precisam enxergar em plataformas de massa uma oportunidade de alavancar os negócios por meio de uma troca mais orgânica com potenciais consumidores com a venda somada ao entretenimento:
— A gente está falando hoje de mais ou menos 100 milhões de usuários que ativam o TikTok todos os meses. Então, para marcas hoje que ignoram essa audiência, acaba sendo uma perda de oportunidade de criar conexões autênticas, genuínas, que foquem em propósito. Essas conexões vão acabar derivando ou gerando resultados expressivos quando a gente olha para qualquer indicador, seja de mídia ou de negócios.
A diretora da Zamp destacou a importância de reforçar o poder da marca para expansão e aumento de clientes. Falando especificamente sobre a marca Burger King, Juliana afirmou que coragem e criatividade são pontos centrais da marca. Isso impulsiona a visibilidade do produto além da mídia paga:
— Nós estamos sempre buscando o que há de novo, onde nossos consumidores estão começando as conversas, o que é relevante para eles e a gente procura surfar essas ondas, óbvio que sempre olhando para a nossa essência, quais são os nossos territórios de marca.
Cenário econômico
Eduardo Alcalay, CEO do Bank of America (BofA) no Brasil, e o presidente do Grupo MoveEdu, Rogério Gabriel, debateram o cenário da economia no Brasil e como aproveitar as oportunidades no país. Alcalay afirmou que o Brasil vem fazendo seu “dever de casa” nos últimos anos, destacando a política monetária e o equilíbrio fiscal. Levando em conta os indicadores nacionais, o executivo disse que os investidores estrangeiros não podem ficar de fora do país.
— Somos a nona maior economia do mundo, a sexta maior população, estamos entre os maiores exportadores de commodities, somos uma grande potência na chamada economia verde e estamos entre as maiores economias emergentes. Digo lá fora a quem quer que seja que não pode se dar ao luxo de ficar fora do Brasil — avaliou o CEO do Bank of America no Brasil.
Educação
A ABF lançou duas campanhas de educação no evento. Uma é a ABF Academy, plataforma onde integrantes do setor poderão buscar aperfeiçoamento em um ambiente interativo, com trilhas baseadas na dinâmica de games. A outra é uma parceria com o Sebrae que vai disponibilizar cursos para franqueados nesse primeiro momento. Ideia é auxiliar esse público na qualidade de gestão e expansão.
China
Os debatedores também falaram sobre a expansão das plataformas digitais na China e como elas centralizam uma série de serviços. Especialistas no tema falaram sobre oportunidades nesse sentido.
Painéis individuais
O evento também trouxe personalidades que participaram de painéis individuais. Derek Rabelo, surfista, deficiente visual e palestrante, que ganhou destaque ao surfar ondas gigantes, liderou o painel sobre superação e motivação. Já Alain Sylvain falou sobre inovação, importância de avaliar o momento para investir em tendências, além da mera criatividade. Marc Vidal discorreu sobre a transformação digital, e Raj Sisodia falou sobre o capitalismo consciente.
*O jornalista viajou a convite da ABF