A agência de classificação de risco Fitch rebaixou a nota de crédito de emissor de inadimplência a longo prazo e moeda estrangeira (IDR, na sigla em inglês) dos Estados Unidos de AAA para AA+, com perspectiva estável.
Segundo a Fitch, o rebaixamento reflete a deterioração fiscal esperada para os próximos três anos, assim como a crescente dívida do governo geral.
Ainda, a agência destaca uma erosão relativa da governança em relação aos pares AA e AAA nos últimos 20 anos que se manifestou em repetidos impasses de limite de dívida e resoluções de última hora.
Conforme informações do portal g1, a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, discordou da nota. Ela afirmou que a mudança "é arbitrária e baseada em dados desatualizados". O rebaixamento acontece pouco depois de um acordo sobre o teto da dívida do país, que foi elevado para US$ 31,4 trilhões.
As classificações de crédito são utilizadas por investidores para avaliar o perfil de risco de empresas e governos quando obtêm financiamentos nos mercados de capitais de dívida.