O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quinta-feira (6) que foram vendidos mais de 115 mil veículos em menos de quatro semanas com o programa incentivo ao setor automotivo, lançado pelo governo federal no início de junho. Em declaração durante reunião que marca a reativação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), ele avaliou que o programa foi um sucesso.
— O programa automotivo foi um sucesso em poucas semanas, foram R$ 500 milhões de crédito tributário para pessoa física. Foi interessante porque mesmo os carros acima de R$ 120 mil aumentaram muito a venda, porque despertou o interesse das pessoas para procurarem as revendas — disse.
No discurso, Alckmin fez um balanço das medidas já adotadas pelo governo federal, como o novo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis), com a inclusão de energia solar. Em uma avaliação sobre o cenário brasileiro, o vice-presidente destacou uma "precoce" desindustrialização do país.
Dentre a retomada de programas implementados, o ministro destacou que o governo trabalha para reduzir a dependência de importação de fertilizantes, citou o comitê "gás para Indústria" dentro do programa Gás para Empregar e a plataforma de comércio eletrônico, que é onde será feito o acompanhamento do setor industrial de forma permanente.