As vendas de veículos novos tiveram crescimento de 6,5% no mês passado, frente ao mesmo período de 2022, refletindo o impulso ao mercado dos descontos de R$ 2 mil a R$ 8 mil no preço dos automóveis, patrocinados pelo governo. Na comparação com maio, as vendas subiram 7,4%.
Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, foram vendidos 189,5 mil veículos zero-quilômetro em junho, conforme balanço divulgado nesta terça-feira (4) pela Fenabrave, a associação que representa as concessionárias.
Pela primeira vez no ano, o ritmo diário bateu a marca de 9 mil veículos. Apesar da corrida dos consumidores às lojas, dada a tendência de esgotamento rápido dos bônus autorizados pelo governo, a espera das locadoras pela liberação dos descontos nas compras de empresas, o que só ocorreu no último dia do mês, limitou o desempenho. As locadoras respondem por três em cada 10 carros vendidos no país.
Como já tinham reforçado os estoques em maio, as montadoras seguiram anunciando paradas de produção após o anúncio de que os descontos durariam pouco tempo.
Com o resultado de junho, o primeiro semestre terminou com 998,3 mil veículos emplacados, volume 8,8% superior ao dos seis primeiros meses do ano passado. Vale lembrar que no ano passado as vendas foram comprometidas pela falta de carros no mercado, em razão da crise no fornecimento de componentes eletrônicos.
Motos
As vendas de motos tiveram crescimento de 16,1% no mês passado, na comparação com junho de 2022, chegando a 140,3 mil unidades. Frente a maio, a comercialização de motocicletas novas no país caiu 13,1%.
Assim, o mercado terminou o primeiro semestre com 779,7 mil motos vendidas, um crescimento de 22,5% frente aos seis primeiros meses do ano passado. O desempenho reflete a expansão dos serviços de entrega (delivery) e a busca dos consumidores por veículos não só mais baratos, como também mais econômicos no consumo de combustível. Tanto que as vendas de motos no ano superam as de carros de passeio, que somaram 733,4 mil unidades entre janeiro e junho.
"Sequência"
Ao apresentar os dados, o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, considerou "muito positivo" o impacto no mercado dos descontos patrocinados pelo governo, mas ponderou que o "trabalho precisa ter sequência". Andreta revelou que a área técnica da entidade está preparando uma nova proposta para levar em breve ao governo.