Neste mês, a Gráfica Palloti completa 100 anos de funcionamento. Criada em 1923 para impressão da revista Rainha dos Apóstolos, hoje tem capacidade para impressão de 4 milhões de livros por ano, e presta serviços nichados no meio religioso mas também de fora dele.
A ideia do fundador, o padre Rafael Iop, era informar os fiéis da maneira mais eficiente possível. Para isso, criou a revista e trabalhou na sua impressão. Ele comprou 15 kg de equipamentos tipográficos, usados na época para a formatação das páginas, e começou a produção em São João do Polêsine - à época, distrito de Santa Maria. Hoje, a Gráfica pesa toneladas, e fica em um espaço de 6 mil metros quadrados em Santa Maria. Além de ser um dos maiores do Brasil, o parque gráfico é o segundo mais antigo do Rio Grande do Sul.
Conforme o atual diretor da Gráfica, padre Alexsandro Miola, gráfica e revista nasceram juntas, como gêmeas, mas se separaram ao longo do tempo. Apenas geograficamente - reforça ele. Hoje, a Revista Rainha dos Apóstolos é produzida em Porto Alegre, mas segue sendo impressa na Pallotti.
Ao longo do tempo a Gráfica cresceu e passou a também atender outras demandas, como de todo o complexo Palotino de Santa Maria. Foram adquiridos equipamentos maiores e mais modernos, e a equipe também cresceu. Hoje são mais de 100 colaboradores que atendem escolas, universidades, editoras e autores independentes, do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil.
O Centenário da Gráfica Pallotti foi tema do Santa Maria de Negócios desta semana. Confira, abaixo, a íntegra do programa.