O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilberto Porcello Petry, também vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), lidera a missão brasileira na Feira de Hannover, na Alemanha. Ocorrendo entre os dias 17 e 21 de abril, o evento é um dos maiores no mundo sobre tecnologia na indústria.
— Hannover é a principal feira global da indústria, na qual grandes empresas mundiais apresentam soluções e tendências para o setor produtivo em alta tecnologia e inovação. Para se manter atualizado, o empresário brasileiro precisa conhecer o que a feira apresenta — destaca Petry.
Em 16 de abril, na abertura da missão prospectiva, Petry recebe o embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe Gomes de Mattos, no hotel da comitiva.
No dia seguinte, começam as atividades do evento, com um circuito guiado pela feira. Os principais temas desta edição são soluções para conectividade, energia, baixo carbono e Indústria 4.0.
— Será a oportunidade de mostrar ao mundo a indústria brasileira ainda mais competitiva globalmente, baseada na transição para uma economia de baixo carbono e eficiente na utilização de recursos — acrescenta o presidente da Fiergs.
Na programação, haverá rodadas de negócios entre empresários brasileiros e internacionais, circuito guiado pela feira e visitas em indústrias destaque da região. Estão previstas visitas técnicas às fábricas da Airbus, Mercedes-Benz e ao Instituto Fraunhofer.
A delegação do Brasil contará com 170 inscritos, sendo 63 gaúchos, e representantes de 105 empresas. A missão prospectiva a Hannover é coordenada nacionalmente pela CNI, e no Rio Grande do Sul articulada pela Fiergs, por meio do Centro Internacional de Negócios, com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul (Sebrae-RS).
Duas empresas gaúchas, Prosolar e Morlub, participarão de programação paralela apresentando showcases: Prosolar Soluções (Descabornização da Indústria) e Morlub (O Papel da Bioeconomia para a Descarbonização). Ao todo, na feira, devem participar cerca de seis mil expositores, apresentando aproximadamente oito mil produtos.
Visita ao Cazaquistão
Antes de chegar à Alemanha, a missão brasileira, também liderada pela Fiergs, visitou o Cazaquistão. A agenda no país, que teve início na terça-feira (11) e terminou na sexta-feira (14), incluiu uma reunião no Ministério de Relações Exteriores do Cazaquistão, a participação no 2º Encontro do Comitê Bilateral Brasil-Cazaquistão e visitas a empresas.
— No Cazaquistão, há muitas áreas de interesse para o Rio Grande do Sul, o comércio entre o Estado e aquele país ainda é pequeno e só tende a crescer, com ganhos para a indústria gaúcha — afirma Petry, destacando que alguns dos principais setores que têm potencial de fomento nos negócios são fertilizantes, biocombustíveis, cutelaria, máquinas e equipamentos.