A declaração do imposto de renda pode ser entregue de duas maneiras. A primeira, pelo computador ou notebook, por meio do Programa Gerador da Declaração (PGD), que faz parte do sistema da Receita Federal. A outra, pelo celular ou tablet, via aplicativo Meu Imposto de Renda.
O Programa Gerador da Declaração está disponível para download no site da Receita Federal. Além disso, o PGD é compatível com os sistemas operacionais Windows, Linux, Mega e naqueles que são multiplataforma.
GZH separou tutoriais de como realizar o download e utilizar o programa para declarar o imposto de renda, tendo como base o sistema operacional Windows. Confira:
Como baixar e instalar o PGD no Windows
- Entre no site da Receita Federal.
- Clique em "imposto de renda".
- Selecione a opção "baixe o programa do imposto de renda".
- Na direita, em Programa IRPF 2023, clique em "baixar programa".
- Aguarde o download do programa finalizar. Esse processo pode ficar mais demorado devido à alta procura dos usuários, o que causa instabilidade.
- Com o download concluído, procure o programa na pasta downloads, clique nele e comece a instalação.
- Quando a instalação tiver concluída, clique na seta e, em seguida, na opção "abrir"
- Uma nova tela será aberta perguntando se o usuário autoriza que o programa faça alterações no seu dispositivo. Para dar sequência ao processo de instalação, clique em "sim".
- Quando abrir a tela de boas-vindas, clique em "avançar".
- Selecione uma pasta de destino em que o programa será efetivamente instalado. Se quiser alterar o local de destino, basta ir em "procurar" e selecionar a pasta desejada
- Depois de resolvido o local de destino, clique na opção "avançar".
- Na tela de confirmação da instalação, clique novamente na opção "avançar".
- Na mesma página, aparecerá uma caixa de seleção com a opção de criar um atalho do programa na tela inicial. Se desejar que seja criado, basta marcar a caixa contendo essa opção. Em caso negativo, deixe a caixa em branco.
- Quando a instalação acabar, aparecerá uma tela de "instalação concluída". Selecione a opção "terminar".
Como preencher a declaração do imposto de renda com o PGD
Depois que o PGD tiver sido instalado no computador do contribuinte, ele poderá utilizá-lo para fazer sua declaração do imposto de renda. Saiba como utilizar o programa:
- Para identificar o programa baixado, basta encontrar um ícone azul com o símbolo da Receita Federal. Caso o usuário tiver optado por criar um atalho, o PGD aparecerá na tela inicial do desktop.
- Dê dois cliques no ícone azul com o botão esquerdo do mouse.
- Uma tela será aberta com informações sobre as novidades do programa para a declaração do imposto de renda referente ao ano-calendário em questão. Depois de realizar a leitura, clique em "fechar".
- Ao lado da opção "boas-vindas", na tela inicial, clique em "nova".
- O sistema apresentará três opções: declaração de ajuste anual, declaração final de espólio e declaração de saída definitiva do país. Selecione uma delas. A mais comum e utilizada é a declaração de ajuste anual.
- Depois que selecionar uma das três opções, é preciso escolher de que forma a declaração será preenchida. Se o usuário tiver a última declaração de imposto de renda, ele poderá utilizá-la como base para o preenchimento de uma nova. Isso facilita e agiliza o processo.
- Se o contribuinte não tiver salvo declarações anteriores ou não desejar reaproveitá-las, basta clicar em "iniciar declaração em branco".
- O sistema para preenchimento é composto por várias "fichas", que são agrupamentos de receitas e despesas. Com isso, o contribuinte precisará preenchê-las, lançando no sistema os recebimentos e desembolsos, assim como os bens de posse, se os tiver, nas fichas correspondentes.
- O preenchimento das fichas pode ser realizado em etapas. Além disso, para não perder as informações, é preciso salvar a declaração todas as vezes que o usuário sair do programa.
- Após a conclusão do preenchimento das fichas e de conferir todas as informações, a fim de evitar erros e cobranças indevidas, o contribuinte deverá clicar na opção "entregar declaração", que está localizada no menu lateral.
- Uma nova janela será aberta para que o usuário selecione a declaração que deseja entregar. Depois de selecionada, basta clicar em "ok".
- Aqueles que utilizam o certificado digital podem clicar em "transmitir com certificado digital".
- Em seguida, basta seguir as instruções que serão apresentadas na tela e aguardar o fim do envio da declaração do imposto de renda.
Quem precisa declarar imposto de renda?
Algumas pessoas estão livres da declaração do imposto de renda. Ela deverá ser preenchida e entregue somente pelos contribuintes que fizerem parte de determinadas categorias previstas na legislação brasileira.
As pessoas que estão inseridas nas categorias obrigatórias e não declararem o imposto de renda até o fim do prazo legal, variável de acordo com o ano-calendário, estão sujeitas ao pagamento de multa — pode chegar a 1% ao mês sobre o valor do imposto de renda devido, calculado na declaração, mesmo que já pago.