O escândalo bilionário da Americanas movimentou o noticiário econômico nas últimas semanas. O rombo contábil de R$ 20 bilhões provocou um endividamento superior a R$ 40 bilhões e resultou no pedido de recuperação judicial dessa gigante do varejo. O trio dos principais acionistas da companhia disse em nota que não tinha conhecimento da situação. Agora, a empresa tem menos de 60 dias para apresentar seu plano de reestruturação.
Quais serão os próximos capítulos? Há risco de abalo no sistema econômico? E como isso impacta fornecedores e clientes? Neste episódio do podcast Nossa Economia, Giane Guerra conversa com Aurélio Valporto, presidente da Associação Brasileira de Investidores (Abradin), sobre negligencias, fragilidades e o efeito em cascata da crise.
– Infelizmente, esses golpes se repetem, por diversos motivos. Entre eles a omissão da autarquia reguladora, a omissão do órgão autorregulador, o despreparo do Judiciário para lidar com essas causas e punir exemplarmente esses casos quando apontados os culpados. Porque esse tipo de evento que tira a credibilidade do mercado de capitais – diz Valporto.
O podcast é publicado toda quinta-feira no site e aplicativo de GZH, além das plataformas de áudio Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e SoundCloud.