Os clientes da CEEE Equatorial no Rio Grande do Sul receberão sua próxima fatura mensal de energia elétrica com dois valores diferentes para compor a conta a ser paga: um com o imposto antigo, outro com o imposto novo. Isso porque o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) passou a pesar menos na fatura da luz a partir de 22 de junho, quando o ciclo de cobrança ainda estava em curso, gerando dois cálculos diferentes.
A revisão da incidência do ICMS no preço da energia elétrica e dos combustíveis foi aprovada pelo Congresso e confirmada pelo governo do RS no Decreto n° 56.573, do último dia 30 de junho. A alíquota antiga era de 25%, a nova, de 17%.
Assim, a fatura da CEEE Equatorial mostrará quanto custou o consumo do cliente até o dia 22 de junho com o valor calculado com o ICMS antigo na primeira linha, e em seguida, o resto do consumo mensal com o novo preço.
— Temos compromisso com a agilidade e a transparência na composição da conta de luz. A partir do decreto estadual, houve uma mobilização durante o final de semana para garantir que as faturas de mais de 93% dos nossos consumidores cheguem mais baixas já no vencimento deste mês — explica o gerente de gestão comercial da CEEE Equatorial, Rafael Ávila.