Mesmo que o descarte do óleo de cozinha no meio ambiente seja considerado crime ambiental, a destinação correta do produto ainda é problema em muitas cidades. Em Santa Maria, campanhas de recolhimento de óleo, na maioria das vezes para fazer produtos artesanais – como sabão – são sazonais, acontecem periodicamente. No início deste ano, porém, uma família decidiu buscar uma solução mais permanente para a questão, criando um negócio lucrativo e que ajuda o meio ambiente.
A Companhia do Óleo, criada por Berildo Barbosa Ibarr e André Térrea Ibarr, pai e filho, tem por objetivo recolher óleo de cozinha em Santa Maria e encaminhar o produto para empresas que o utilizam como matéria-prima para outros itens, como o biodiesel, ração e até maquiagem. A venda do azeite para as chamadas “empresas de transformação” é o objetivo dos dois, mas outro propósito igualmente importante é proteger o meio ambiente.
Para o recolhimento em grande escala, eles entenderam que precisariam de parcerias. Em um primeiro momento, buscaram colaboração em condomínios, lojas e sedes de entidades da cidade. Um barril é colocado nestes locais para a arrecadação. Depois de cheio, ele é substituído. Porém, os empreendedores perceberam que poderiam ampliar ainda mais o trabalho se criassem um projeto para expandir os pontos de coleta.
E foi assim que Berildo e André entraram em contato com um antigo amigo, da empresa JH Gestão de Projetos. João Heitor Silva Macedo abraçou a causa, criou e colocou em prática uma ação que levou a Companhia do Óleo para todos os cantos: uma parceria com escolas municipais de Santa Maria, tornando-as pontos de coleta. A escola recebe um valor pelo óleo recolhido, e a comunidade tem sempre um ponto perto de casa para destinar o material.
A expectativa do trio, neste primeiro momento, é bater os 250 litros de óleo recolhidos por mês. Para isso, a ideia é também chegar a escolas estaduais e outros ecopontos.
João Heitor, diretor dos projetos, foi o entrevistado do Santa Maria de Negócios desta semana. Confira, abaixo, a íntegra do programa: