Correção: as lojas físicas da Fast Shop permanecerão abertas após o ataque hacker, e não estarão fechadas até o dia 26 de junho como publicado entre às 11h35min e 19h30min desta quinta-feira, 23 de junho de 2022. O texto já foi corrigido.
A rede varejista Fast Shop sofreu um ataque cibernético na quarta-feira (22), o que fez o aplicativo e a loja virtual da companhia ficarem fora do ar. Não bastasse isso, os invasores conseguiram acessar a conta do Twitter da loja e fizeram publicação com informação falsa, que foi posteriormente removida quando a empresa recuperou a propriedade.
Durante o começo da manhã desta quinta-feira (23), o aplicativo e a loja virtual ficaram instáveis.
Utilizando o perfil oficial da companhia no Twitter, os hackers fizeram um comunicado falso sobre o fechamento de todas as lojas até domingo (26) e o adiamento dos pedidos feitos pela internet até segunda-feira (27). Informação que foi retificada pela empresa posteriormente, com a exclusão da postagem indevida e a publicação de uma nova, informando da manutenção da operação normal.
A Fast Shop confirmou a tentativa de invasão aos sistemas da empresa e, como medida preventiva, o site e o app ficaram temporariamente indisponíveis. A empresa também informou que não houve evidências de danos aos dados de sua base de clientes. Confira a nota divulgada à imprensa:
“A Fast Shop informa que identificou uma tentativa de acesso não autorizado aos sistemas da companhia. Como forma de prevenção, a empresa acionou os protocolos de segurança, e por este motivo, o site e o app ficaram temporariamente indisponíveis, porém já se encontram restabelecidos e funcionando normalmente. Ressaltamos que todas as lojas continuam abertas e operando regularmente em todo país. Salientamos que toda a base de informações da empresa está sob rígidos processos de segurança e não houve evidências de danos aos dados de nossos clientes."
Chegada ao Brasil
A Fast Shop chegou ao Brasil em 1980. Desde então, a marca é conhecida pelos fãs de tecnologia e eletrônicos.
O ataque cibernético acontece há poucos dias da empresa ter anunciado a reformulação nos seus negócios online com foco na experiência do consumidor. Entre as estratégias estão a adoção de novas tecnologias como realidade aumentada e inteligência artificial e um site mais moderno e intuitivo.