Desde novembro, Santa Maria conta com um serviço novo na área pet. O Memorial Pet, da Funerária São Martinho, oferece uma cerimônia de despedida para cães e gatos e também a cremação do animal de estimação. Esse foi o tema do Santa Maria de Negócios desta semana. De acordo com o sócio-proprietário da empresa, Felipe Knackfuss, são realizadas 15 cremações, em média, por mês.
O serviço é baseado no mesmo padrão de atendimento realizado para a despedida de humanos. É feita a remoção no local que o animalzinho morrer, seja em casa ou em uma clínica. O corpo é levado para a sede da funerária, na Rua Duque de Caxias, no centro de Santa Maria, onde pode ser feita uma cerimônia de despedida, caso seja deseja dos tutores. Após isso, o animal é levado para Porto Alegre, onde é realizada a cremação. Caso os donos queiram acompanhar o processo na Capital, podem ir junto no mesmo carro que levará o animal, com a disponibilização de até quatro lugares. No entanto, o valor é um pouco maior.
As cremações partem de R$ 580. Nesse caso, é a cremação coletiva, em que o pet é cremado com outros cães e gatos. Com isso, não é possível devolver as cinzas ao dono. Para cremação individual, o valor é de R$ 1.080. Nessa opção, o tutor recebe uma urna com as cinzas do seu animal de estimação.
Há também a opção de pagar um plano, que é oferecido pela própria funerária já há bastante tempo para funerais de humanos. Confira a entrevista na íntegra: