Atraso na entrega e propaganda enganosa são as principais queixas de clientes na Black Friday deste ano, que ocorre nesta sexta-feira (26). Os dados são da plataforma Reclame Aqui, utilizada por consumidores para postar reclamações sobre produtos e serviços. As informações foram compiladas das 12h de quarta-feira (24) às 18h desta sexta-feira (26).
Até a manhã desta sexta, já haviam sido publicadas 5.678 reclamações referentes ao tema — aumento de 17% em relação ao mesmo período do ano passado. Da mesma forma como ocorreu em 2020, as grandes redes de e-commerce figuram no topo de reclamações.
Top três
Confira o ranking dos três problemas mais registrados:
- Atraso na entrega, com 19,91% das reclamações
- Propaganda enganosa, com 16,29%
- Estorno do valor pago, com 8,76%
As três empresas que mais têm reclamações:
- Americanas Marketplace, com 453 queixas
- Amazon, com 320
- Americanas Loja Online, com 296
Os três produtos sobre os quais há mais reclamações:
- Smartphone, com 9,43% das queixas
- Serviço de entrega, com 5,04%
- Tênis, com 3,98%