É esperado para esta terça-feira (31), o anúncio por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) o aumento do valor da tarifa na bandeira vermelha patamar 2 para a cobrança extra nas contas de luz de setembro. Há dois meses, já houve reajuste de 52%, o que provocou uma alta média de 10% nas contas de luz. E esse encarecimento fez com que a busca por fontes alternativas aumentasse. Especialmente a energia solar. Na HCC Energia Solar, com sede em Santa Maria, a expectativa é por um aumento de 150% nos projetos. Esse foi o tema do Santa Maria de Negócios desta terça. Ouça a entrevista na íntegra abaixo.
O CEO da HCC, Luiz Alberto Wagner Pinto Júnior, afirma que desde o último reajuste da bandeira vermelha já se percebeu esse aumento na procura para instalação das usinas fotovoltaicas, tanto em residências quanto em comércio e indústrias.
- Estamos bem otimistas com o aumento da demanda. Com esse aumento na tarifa, o retorno do investimento vai ficar muito mais rápido, então há uma perspectiva de um aumento de até 150% nos pedidos. A gente já percebeu isso nos últimos três meses. Hoje estamos instalando em torno de 200% a mais do que o mesmo período do ano passado - explica.
Hoje, a HCC faz a instalação de 300 a 350 projetos de usinas fotovoltaicas por mês. Com sistema de franquias, a HCC, que atua no mercado de energia solar desde 2015, atualmente está presente em 14 estados do país com 35 unidades em operação. A meta é chegar as 50 até o final de 2021. O grupo conta com mais de 150 colaboradores.