Criada em 2019 em Santa Maria, a Zeit Análises Químicas entrou efetivamente no mercado em abril do ano passado. Mas, apesar do pouco tempo, já apresentou sua força. Ao ser procurada pelo Genesis Group, uma das maiores classificadoras de grãos do país, foi criada uma nova empresa em parceria, a Nira. É o mesmo nome do equipamento criado por eles que leva até a lavoura de soja uma análise rápida e mais barata do grão. Com a Nira, que é um dispositivo portável, é possível analisar o teor de proteína e óleo na soja.
Com essa grande demanda que foi gerada para criação da Nira, o projeto inicial da Zeit foi temporariamente pausado e, agora, será retomado. Será desenvolvido também, um equipamento para realizar a análise da qualidade do leite, voltado especialmente para cooperativas de leite e laticínios. Neste sentido, a Zeit já tem uma parceria encaminhada com a CCGL.
A Zeit foi criada por colegas durante o doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Depois, a startup foi aprovada nos editais de pré-incubação e incubação da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec) e Pulsar, ambas da UFSM. Além disso, a startup já foi selecionada e reconhecida em outros programas de inovação pelo país. Por isso, o entrevistado desta semana no Santa Maria de Negócios é o co-fundador da Zeit, Renan Buque. Confira a entrevista na íntegra.