A terça-feira (30) começou com um susto para parte dos clientes do Banrisul. Valores desapareceram do saldo, conforme mostram extratos apresentados pelos correntistas a GZH. Segundo o banco, houve um problema em processamento de dados, exibindo o saldo incorreto, mas a situação no CDB automático foi restabelecida às 9h15min (leia nota na íntegra ao final do texto).
Um cliente deixou de visualizar os R$ 31,7 mil que havia acumulado em uma de suas três contas correntes. Nesta manhã, o valor caiu para R$ 351 negativos.
— Todos os valores da conta corrente, na chamada aplicação automática, sumiram do extrato. Recebi inclusive mensagem de que estava usando o limite — explica o cliente, que pediu para ter sua identidade preservada.
O mesmo aconteceu com o advogado Paulo César Freitas, 47 anos. Ele, a esposa e amigos dizem não ter conseguido realizar qualquer transação até 7h30min, situação normalizada próximo das 8h. Na imagem capturada da tela do telefone celular, uma mensagem o alertava de possíveis taxas por utilização do cheque especial. “Você iniciou o uso do limite do cheque especial”, dizia o alerta.
O jornalista Paulo Figueiredo, 62 anos, tem como hábito acessar o home banking todas as noites. Nesta segunda-feira (29), os valores não haviam sido alterados. Ao acordar, voltou a conferir o aplicativo, e notou ter “perdido” R$ 15 mil, restando apenas R$ 34, além do limite do cheque especial.
— Quase morri do coração. A gente fica sem chão. Todo mundo segurando dinheiro, aí de repente tu tá zerado. E tem compras para entrar. Cadê meu dinheiro? — diz ter pensado as 7h.
O cliente telefonou para o banco e foi informado de que havia um problema no centro de processamento de dados, e que o seu caso não era isolado. A mãe dele também teve valores suprimidos do extrato, e a conta ficou negativa.
— Ela ficou 116 negativos, e tinha R$ 5 mil ontem (segunda-feira). Em 33 anos de conta, eu nunca vi coisa igual — relata.
Servidor público do Estado, outro cliente do banco relatou ter notado falta de R$ 2 mil e permaneceu por 20 minutos apreensivo com alguma possível invasão do sistema.
— A gente já pensa em hacker, em invasão da conta — resume.
Leia a nota do Banrisul na íntegra
“O Banrisul informa que, em razão de um atraso no processamento de arquivos de LCI, LF e CDB, alguns clientes visualizaram na manhã de hoje (30), momentaneamente, saldo incorreto em suas contas. As devidas providências já foram tomadas para atualização: o saldo do CDB Automático foi reestabelecido às 9h15; e até o meio-dia de hoje (30), todas as contas serão normalizadas. Importante ressaltar que essa inconsistência não gera qualquer tipo de prejuízo aos clientes afetados.”