Após reclamações de correntistas, que tiveram as operações Pix duplicadas nos últimos dias, o Banrisul admitiu falhas em transferências feitas desde a última sexta-feira (1º). Clientes relataram que tiveram os valores descontados duas vezes, embora o destinatário tenha recebido o recurso somente uma vez. O banco afirma que a situação será normalizada ainda nesta terça-feira (5).
A jornalista Laura Glüer relata que fez duas transferências no sábado (2), nos valores de R$ 21 e de R$ 500, debitados normalmente. No entanto, nesta terça-feira (5), as duas operações foram realizadas novamente, de forma automática.
— O valor era o mesmo, mas o código da operação era diferente. Fiquei com medo que fosse um hacker. Falei com a pessoa que recebeu o primeiro Pix e ela não recebeu o segundo. Só descontaram da minha conta — relata Laura.
Em nota, a assessoria do Banrisul afirma que o problema ocorreu devido a uma “falha sistêmica”, e que atingiu operações Pix realizadas nos três primeiros dias do ano. A instituição também relata que a remessa duplicada não foi concretizada, sendo registrada apenas nos extratos. Os valores descontados irregularmente “serão restituídos às contas” até o final desta terça-feira (5).
Leia a nota completa do Banrisul:
“O Banrisul informa que, em virtude de falha sistêmica, os movimentos de Pix efetuados no final de semana (dias 01.01, 02.01 e 03.01) foram duplicados nos extratos dos dias 04.01 e 05.01.
O processamento dos Pix no sistema de Pagamentos Instantâneos não foi afetado, o que significa que não houve duplicidade nas remessas interbancárias, apenas nos extratos dos clientes.
Dessa forma, durante o dia 05.01 os valores serão restituídos às contas dos clientes e os extratos serão normalizados.”