O Consórcio Via Central, vencedor do leilão de concessão da RS-287, nesta sexta-feira (18), é composto pela empresa espanhola Sacyr Concesiones S.L e pela Sacyr Concessões e Participações do Brasil Ltda. O grupo espanhol tem sua atuação baseada na área de concessão, segundo representantes da empresa, presentes no leilão.
— Nós somos baseados relativamente na concessão. 75%, vamos dizer, da carteira do nosso grupo são concessões. Nós participamos de concessões em mais de 15 países no mundo, somos 40 mil colaboradores. Temos presença em todas as regiões do mundo — afirmou o diretor de Desenvolvimento e Negócios na Sacyr, Michel Michalua Filho, ao apresentar a empresa em coletiva após o leilão.
Além de atuar em rodovias, o grupo também tem concessões de ferrovias, hospitais, saneamento e de energia, segundo Michalua Filho.
O braço de infraestrutura do grupo já atua no Brasil, com obras em parte dos metrôs de São Paulo e de Fortaleza e na duplicação da Ferrovia Norte-Sul, em atuação para o mercado privado.
— Hoje, graças a Deus, com essa oportunidade e com a consolidação de uma concessão, vamos dizer, dentro do nosso portfólio, o grupo Sacyr realmente consolida o grande interesse e as grandes oportunidades que o país vai oportunizar para a gente — comemora.
Essa não é a primeira vez que o consórcio espanhol tenta assumir a administração de rodovias no Rio Grande do Sul. Em 2018, o grupo disputou o leilão da Rodovia de Integração do Sul (RIS), pacote que inclui a concessão das BRs 101, 290 (somente no trecho da freeway, da Capital a Osório), 386 (entre Canoas a Carazinho) e 448 (Rodovia do Parque) por 30 anos. Na época, a CCR ViaSul ganhou a concorrência e administra esses trechos desde então.
— Diante desse cenário promissor que o Brasil, principalmente o Estado como o do senhor (Eduardo Leite), está proporcionando, a gente tem realmente olhado aí por todos esses setores com uma grande perspectiva de poder participar de mais oportunidades, no setor rodoviário, ferroviário — destacou o executivo da Sacyr.
O consórcio Via Central venceu com proposta de tarifa básica de pedágio de R$ 3,36. O edital da concessão prevê investimento privado de R$ 2,7 bilhões, incluindo a duplicação de todo o trecho de 204,1 quilômetros de extensão, nos dois sentidos, durante o período do contrato.