Em meio à preocupação trazida pelo coronavírus à atividade econômica, fábricas do Rio Grande do Sul registraram sinal positivo na largada do segundo semestre. Em julho, a produção industrial gaúcha subiu 7% em relação a junho.
Trata-se da terceira alta consecutiva nessa base de comparação. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mesmo com o alívio, o setor ainda amarga uma série de perdas geradas pela pandemia. Prova disso é a queda de 7,5% na produção frente a julho de 2019. No acumulado de 2020, o tombo é maior. Chegou a 14,5%. Em 12 meses, a queda atingiu a marca de 9,7%.
Conforme o IBGE, 12 das 15 regiões pesquisadas em julho apresentaram desempenho positivo em relação a junho. Os maiores avanços foram no Ceará (34,5%) e no Espírito Santo (28,3%). A média nacional indicou alta de 8% — superior ao resultado gaúcho.
Na contramão, o Mato Grosso registrou a baixa mais intensa, de 4,2%. Paraná e Goiás também ficaram no vermelho, com recuos de 0,3%.