No momento em que o Estado passa por um momento delicado em relação aos leitos em UTIs para covid-19, os bancos mantêm horários restritos e adotam regras de limpeza interna. Na Caixa Econômica Federal, onde a população vem sacando o auxílio emergencial e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), as filas na rua se tornaram uma das medidas.
A maioria dos bancos reduziu o atendimento presencial, não estendendo o expediente externo além das 14h. Mas, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as instituições insistem pelos seus canais de comunicação para que os clientes usem o atendimento remoto, como aplicativos, internet banking e call centers.
Os bancos intensificaram o trabalho remoto de seus colaboradores, reduzindo o número de trabalhadores nos locais. Eles também podem, eventualmente, fechar agências em que um funcionário foi positivado para realizar sanitização. As instituições, entretanto, não sabem informar o número de locais em que essa medida foi necessária, nem o número total de infectados entre seus contratados.
Entre as medidas tomadas para proteger os ambientes, está a organização de filas externas. É o que se tem visto com frequência nas agências da Caixa. Conforme o banco federal, é permitida lotação máxima de 50% dos assentos disponíveis para espera. Além disso, nas salas de autoatendimento é permitida a entrada de um ou dois clientes por máquina, de acordo com o espaço.
O Banrisul chegou a contratar assessoria técnica do Hospital Moinhos de Vento para avaliar as rotinas e implementar adaptações. Com isso, foi elaborado um plano de ação específico para o banco, indicando rotinas de higienização, uso de equipamentos de proteção individual, fluxos diferenciados para público interno e externo, além de um passo-a-passo dos processos e normas para cada ambiente das agências.
— Tivemos problemas no começo da pandemia, não se tinha máscaras suficientes, mas isso depois se encaminhou. E estamos sempre cobrando das instituições que afastem os colaboradores positivados para a doença ou aquelas com sintomas. Também é necessária uma sanitização do ambiente quando se tem essa situação — afirma a diretora de saúde e condições de trabalho da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Estado (Fetrafi-RS), Denise Falkenberg Corrêa.
Confira os horários
Banrisul
- Agências com horário mantido, em Porto Alegre é das 10h às 16h
- O colaborador com teste positivo, sintomas ou que tenha contato domiciliar com caso suspeito/ confirmado é imediatamente afastado.
- A agência em que ele atua recebe especial de limpeza. Todos que tiverem mantido contato com aquele colega nas 48 horas anteriores ao início dos sintomas por este, serão referenciados para testagem.
Caixa Econômica Federal
- Das 8h às 14h, somente atendimentos essenciais
- Colaborador contaminado é afastado, só retornando quando o exame descartar a covid-19 e estiver assintomático por mais de 72 horas.
Banco do Brasil
- Das 10h às 14h
- Em caso colaborador positivado, a agência pode suspender a prestação de serviço para sanitizar o ambiente. A decisão vai atender os decretos locais e as medidas adotadas pela própria instituição.
Bradesco
- Das 10h e 14h
- Para aposentados e pensionistas, o atendimento começa uma hora antes, às 9h. Nos dias de pagamento desse público, a abertura das agências acontecerá com duas horas de antecedência, ou seja, às 8h.
Itaú
- Para aposentados e pensionistas, das 9h às 10h
- Para demais clientes, das 10h às 14h.
- As agências com suspeita seguem o protocolo de fechamento temporário, higienização e afastamento da equipe
Santander
- A instituição se limitou a dizer que "está seguindo as orientações das autoridades"