Com o prazo de declaração do Imposto de Renda chegando ao fim, contribuintes gaúchos têm duas semanas para destinar parte do imposto devido para instituições sociais gaúchas. A destinação é incentivada pela campanha Valores que Ficam, da Assembleia Legislativa, em parceria com entidades do Estado. O projeto tem como meta conseguir a destinação de até 10% dos contribuintes do Rio Grande do Sul.
Para isso, a divulgação da iniciativa deve ser intensificada nos próximos dias. Segundo Ademir Gomes de Oliveira, superintendente-adjunto da Receita Federal no Rio Grande do Sul, o Estado ainda tem 800 mil declarações a serem entregues, o que pode resultar em um alto número de doações.
— Esse é o momento importante de impulsionarmos a campanha para que tenhamos crescimento na participação, já que temos um número muito expressivo de declarações ainda não enviadas — comentou Ernani Polo, presidente da Assembleia Legislativa do Estado, em uma reunião de mobilização na manhã desta segunda-feira (15).
Na prática, é incentivada a destinação de até 3% do valor do imposto devido para o Fundo da Criança e do Adolescente e até 3% para o Fundo da Pessoa Idosa de sua cidade ou região, totalizando 6% em doações para instituições gaúchas.
Quem estiver interessado em realizar a destinação deve entrar no programa de declaração de Imposto de Renda da Receita Federal, fazer a declaração pelo modelo completo por deduções legais e optar pelo botão "Doações diretamente na Declaração". Depois, é preciso escolher a instituição, selecionar o município e o valor a ser destinado, não podendo passar de 3% do imposto devido para cada uma das entidades. Por fim, é emitido um boleto com o valor a ser pago para destinação.
Assim como o prazo para declaração do Imposto de Renda, é possível realizar a destinação para as instituições gaúchas até o dia 30 de junho.
Declarações
A Receita Federal recebeu, até as 11h desta segunda-feira (15), 19.142.089 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física. Esse número representa cerca de 60% da expectativa de entrega, que é de 32 milhões de documentos. No Rio Grande do Sul, 1.385.106 contribuintes já fizeram suas declarações. O número equivale a aproximadamente 62% do total de 2,2 milhões esperados.