Após dois meses limitados a serviços considerados essenciais, alguns dos grandes shoppings de Porto Alegre retomaram o atendimento na maioria das atividades nesta sexta-feira (22) — respeitando limitações do novo decreto municipal. Praia de Belas, BarraShoppingSul, Total e Iguatemi reabriram as portas das lojas sob intenso esquema de segurança sanitária, e já percebendo bom movimento de clientes.
Até terça-feira (19), como forma de frear a pandemia do coronavírus na Capital, estavam autorizados a funcionar nos shoppings apenas supermercados, farmácias e clínicas de saúde. Os restaurantes também podiam atuar, desde que fizessem suas vendas através de telentrega. Desde o novo decreto, podem reabrir todas as lojas, independentemente do porte, a exceção de cinemas e áreas de entretenimento, com brinquedos adultos e infantis.
Cercado por quatro vias, o Iguatemi limitou o número de acessos de veículos na tentativa de controlar a circulação. Às 11h, já havia movimentação intensa de funcionários no centro comercial da Zona Norte. O estabelecimento adotou horários especiais para pessoas acima de 60 anos ou com doenças crônicas: entre 11h30min e 12h.
Da rua, se podia ver a instalação de faixas de controle do distanciamento. Totens orientavam sobre cuidados: “proteger sua saúde é cuidar de todos ao redor”. Dispensadores de álcool gel foram instalados antes da chegada ao saguão.
Maria Guaracilda Aguiar, 75 anos, aguardava desde antes das 11h para pagar o carnê de uma loja de calçados. Ao seu lado, com distanciamento próximo do recomendado, a servidora aposentada Jucélia Ramos, 66 anos, queria conferir as promoções.
— Vamos ver se tem oferta, né, não dá pra gastar muito — pondera.
O BarraShoppingSul ampliou a abertura e fechamento da praça de alimentação em duas horas, com funcionamento entre 11h e 21h, inclusive aos sábados. As demais lojas podem atender como nos outros shoppings, entre 12h e 20h — em domingos e feriados, o horário de início foi retardado para as 14h.
O shopping Total teve retomada da praça de alimentação às 11h, com limite até 20h. As lojas reabrem das 12h às 20h, e o supermercado e as farmácias seguem nos horários já estabelecidos, das 8h às 20h no caso do súper, e das 8h30min às 20h na farmácia.
No Praia de Belas, o horário de funcionamento foi reduzido das 12h às 20h. Entre 11h30min e 12h será um período especial de atendimento de grupos de risco.
Em nenhuma das lojas nos quatro estabelecimentos há possibilidade de uso dos provadores ou degustação de alimentos por parte dos clientes. Máscaras para circulação são exigidas em todas as dependências, e os frequentadores terão a temperatura medida nas porta de entrada, podendo ser barrados caso seja constatada febre. Como norma geral das restrições determinadas pela prefeitura, a lotação dos shoppings não poderá exceder 50% do previsto no Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI).
Colaborou: Erik Farina