O Porto de Pelotas registrou em 2019 mais de 1 milhão de toneladas movimentadas. Os números são 4,4% maiores do que os do ano de 2018. O principal item movimentado são as toras de madeira. O material faz parte do projeto da CMPC Celulose Riograndense que utiliza a hidrovia gaúcha para otimizar sua logística.
— Destaco que as toras de madeira foram o carro-chefe para avançarmos nesse milhão movimentado. Uma movimentação iniciada entre 2015 e 2016 e que vem superando dentro de seus cronogramas todas as expectativas. Além disso, tivemos o início de um segundo operador portuário com movimentação de contêineres. Dentro de seu planejamento, o Porto de Pelotas atingiu aquilo que vinha sendo projetado para ele e devemos comemorar — afirmou o chefe de Divisão do Porto de Pelotas, Gilberto Cunha.
Para o superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima, o porto de Pelotas é essencial ao sistema logístico do Estado.
— Utilizar a hidrovia e as estruturas existentes é essencial para darmos maior competitividade aos produtos gaúchos. Cinco anos atrás, o Porto de Pelotas quase não movimentava e hoje alcança essa grande marca — afirma.
As toras de madeira foram essenciais para essa marca histórica do porto pelotense. Somente elas, somaram mais 882 mil toneladas. Ainda foram movimentados clínquer, produto da calcinação de calcário e argila, e também soja em grão.