Em quatro anos, um grupo de moradores do bairro Camobi, em Santa Maria, criou uma associação. O objetivo era buscar maneiras de melhorar a segurança no bairro, considerado o maior da cidade.
Neste período, o grupo se tornou braço direito da Brigada Militar na região. Até agora, já foram arrecadados e investidos R$ 250 mil em melhorias para o grupamento. As ações desenvolvidas vão desde o conserto de viaturas, incentivo à palestras sobre segurança escolar até aquisição de materiais.
O projeto mais recente da associação que saiu do papel foi a Bike Patrulha em que policiais fazem rondas pelo bairro com bicicletas. Além das bicicletas, os equipamentos de segurança e uniformes foram conquistados com verbas da associação. Da Brigada Militar, foram deslocados três policiais para realizarem os patrulhamentos.
E as consequências tem sido positivas. Ainda que não tenha uma estimativa concreta, o comando do grupamento da BM na região leste afirma que os números da criminalidade no bairro caíram consideravelmente desde a criação do Camobi Segura.
No Santa Maria de Negócios deste domingo (06), conversamos com Adriano de Oliveira, presidente da Associação Camobi Segura. Confira, abaixo, a íntegra do programa: