Os números registrados no encerramento da 38ª edição da Convenção Gaúcha de Supermercados (Expoagas) surpreenderam os organizadores. Superando expectativas, o volume de negociações entre visitantes e expositores da feira chegou a marca de R$ 539 milhões, crescimento de 6% em relação à edição passada — a projeção inicial era de R$ 520 milhões em negócios.
Para o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, o destaque são os 800 lançamentos de itens que foram apresentados.
— Produtos que, acredito que até outubro, estarão nas gôndolas. Essas mudanças serão sentidas pelos consumidores no Estado — destaca.
Conforme a organização, a feira, que ocorreu entre terça-feira (20) e quinta-feira (22), circularam pela Fiergs, em Porto Alegre, mais de 50 mil pessoas. São representantes de cerca de 7 mil empresas do país e 12 comitivas de compradores de outras nações, como Tunísia, Itália e Estados Unidos. Outras 372 empresas, de todos os Estados do Brasil, expuseram seus produtos.
Um dos trunfos desse encontro, segundo Longo, é a rede de relacionamento que é criada pelos corredores do evento.
— Não é apenas uma feira de negócios, há o relacionamento, o comprometimento das pessoas, entre fornecedores e clientes, um elo que se cria. E as empresas, que veem seus concorrentes, se motivam a buscar diferenciais. Saem daqui motivados.
Entre os debates promovidos em seminários e atividades oferecidas pela Expoagas, se destaca, por exemplo, as discussões sobre as mudanças causadas pela tecnologia no mercado, como os pedidos eletrônicos.