Se no Exterior, supermercados com autoatendimento e sem atendente no caixa são realidade, essas mudanças causadas pela revolução digital ainda parecem tímidas no varejo gaúcho. Tendências como essa são tema de debate na 38ª edição da Convenção Gaúcha de Supermercados (Expoagas), que começou nesta terça-feira (20) e termina na quinta (22), no centro de eventos da Fiergs, em Porto Alegre.
As mudanças no mercado provocadas pela tecnologia são tema de quase metade dos seminários oferecidos aos supermercadistas no tradicional evento. Presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo considera o consumidor gaúcho conservador aos novos formatos e avalia que o mercado tradicional está longe do fim.
— Vejo novas maneiras de venda e novos formatos válidos, mas nenhum modelo único é o ideal — afirma Longo.
No Estado, uma das tendências está no pedido eletrônico, conta o presidente da entidade, em que o consumidor compra produtos pela internet e os retira na loja, organizando a rotina. Para Longo, é uma oportunidade que tem de ser aproveitada.
Durante os três dias de evento, representantes de cerca de 7 mil empresas do país e 11 do Exterior circulam entre os estandes dos mais variados produtos, desde comida para cachorro até finos vinhos. De acordo com a organização da feira, cerca de 800 novos itens estão sendo apresentados nas prateleiras — é o caso de granolas gourmets, por exemplo.
Projeções indicam que, neste ano, a Expoagas movimentará R$ 520 milhões em negócios, um aumento de 2% na comparação com 2018.