Em 15 meses, 1,4 mil toneladas de frango foram devolvidas ao Brasil pelo Reino Unido por problemas de salmonela. A quantia equivale a 16 contêineres, de acordo com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.
— São 16 contêineres somente devolvidos com salmonela. A quantidade de exportação do frango brasileiro é enorme para a Europa hoje, só 16 contêineres vieram com salmonelas — disse em entrevista coletiva nesta quarta-feira (3).
Segundo a assessoria de imprensa do ministério, o Brasil exporta 337 mil toneladas de frango ao mês e cada contêiner, onde fica armazenado o produto, é fiscalizado individualmente.
Conforme uma reportagem publicada nesta quarta pelo site Repórter Brasil em conjunto com o jornal britânico The Guardian, a carne foi vetada entre abril de 2017 e novembro de 2018.
Tereza Cristina ainda tentou minimizar o problema da contaminação por salmonela:
— Alguém come frango cru? Ele tem de ser cozido, assado, frito, e aí não causa problema. E está escrito na rotulagem e na legislação brasileira — argumentou, acrescentando que dos 2,6 mil tipos de salmonelas só dois deles apresentam "problema para os humanos", e precisam ser incinerados.