Especialistas na área de recursos humanos (RH) avaliam que a busca por qualificação tende a beneficiar quem pretende driblar os populares bicos e retornar ao mercado de trabalho formal. No Rio Grande do Sul, diversas entidades oferecem cursos para incrementar o currículo. Há tanto atividades gratuitas quanto pagas.
– As pessoas devem tentar se manter atualizadas em sua área. Na internet também há cursos gratuitos que podem ajudar – cita a coordenadora de RH da Metta Capital Humano, Luciana Adegas.
Para quem iniciou uma atividade informal e vê potencial de crescimento, é importante procurar por consultoria para tentar explorar melhor a oportunidade.
– Há pessoas que vão para a informalidade e descobrem um novo talento. É ideal que busquem auxílio junto a consultorias ou entidades como o Sebrae para formalizar os negócios – sugere Luciana.
O Senac-RS é uma das instituições que oferecem cursos de aperfeiçoamento profissional no Estado. São cerca de 600 atividades presenciais e a distância. Mais informações podem ser obtidas por meio do site, do telefone 4002-6030 ou nas 62 unidades no Rio Grande do Sul.
Na indústria, também há opções disponíveis. O Senai-RS contabiliza cerca de 1,5 mil cursos, que contemplam desde aulas presenciais e semipresenciais até modalidades totalmente a distância. Detalhes no site.
Mais voltada ao setor de serviços, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) dispõe de atividades gratuitas que costumam durar de 30 a 50 horas. Informações no site.