Um leilão online das estruturas metálicas da plataforma de petróleo P-71, que estão no Polo Naval de Rio Grande, foi realizado na tarde de quarta-feira (22). A plataforma seria implementada no complexo gaúcho, mas o processo foi interrompido após a Petrobras desistir da montagem no Estado.
Foi comercializado apenas um dos 31 lotes ofertados, o que representa 250 toneladas do total de aproximadamente 39 mil toneladas de sucata do casco da P-71 colocadas à venda pela Ecovix – administradora do Estaleiro Rio Grande. O nome do comprador e o valor da negociação não ainda foram informados pelo leiloeiro oficial.
A empresa Tupi BV, que é dona do casco da P-71, foi quem solicitou a venda das estruturas como sucata. De acordo com o diretor operacional da Ecovix, Ricardo Ávila, o resultado do leilão ficou abaixo da expectativa.
— Conversando com atores deste segmento, recebemos a informação de que o mercado de sucatas está desaquecido e isso pode ter afetado diretamente o leilão. Vamos agora conversar com a Tupi BV, dona do ativo, e definir quais os próximos passos — disse.
Ainda não há uma definição sobre uma data para novo leilão e, segundo o diretor, isso será discutido internamente.
O Estaleiro Rio Grande, há alguns anos, sofreu impacto por problemas financeiros e investigações dentro da Operação Lava-Jato. Em dezembro de 2016 foi entregue o último casco produzido na estrutura.