O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse nesta quarta-feira (27) que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que retira do governo poder sobre o Orçamento será votada na semana que vem.
Davi disse à Folha de S.Paulo que houve um acordo entre os líderes, e o texto passará primeiro na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) na próxima quarta-feira (3) e na noite do mesmo dia, vai ao plenário.
A PEC aprovada na Câmara nesta quarta-feira (26) torna o Orçamento mais engessado, pois classifica como obrigatório o pagamento de despesas que hoje podem ser adiadas, principalmente investimentos.
A aprovação na Câmara, na noite de terça (26), se deu à revelia de uma ação do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e da líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP). Na terça, eles passaram o dia em reunião com lideranças da Câmara para tentar apaziguar os ânimos na frágil relação entre o governo Bolsonaro e o Legislativo.
A proposta foi colocada em votação após um acordo de líderes dos partidos da Câmara, incluindo o PSL, partido do presidente. O texto passou em votação relâmpago na Câmara, já em dois turnos, e agora será submetido ao crivo dos senadores.
Trata-se de uma derrota para o governo do presidente Jair Bolsonaro, que ainda não conseguiu consolidar uma base no Congresso.