Santa Maria vive, nos últimos anos, um boom para um mercado cada vez mais consolidado e que não para de crescer: o das startups. Por ser o maior município da Região Central, Aislan Menk, que é economista com formação pela Universidade de São Paulo (USP), viu em Santa Maria um leque de fatores para desenvolver tecnologia e inovação com um custo mais em conta e, por tabela, alavancar a economia local e do entorno do centro do Estado.
Com a experiência de já ter sido consultor estratégico de multinacionais e com especialização na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Aislan Menk lançará, no próximo dia 29, a Stars Aceleradora. Com isso, a ideia é consolidar Santa Maria como uma referência na Região Central nesta área e desbravar um nicho promissor e "capaz de mudar a realidade econômica e social de uma comunidade", projeta o jovem empresário.
Ao apostar em um modelo participativo, Menk adianta que a Stars Aceleradora será um espaço para a incubação, em um primeiro momento, de 15 empresas. A Stars nasce com a participação de 13 sócios dos mais variados segmentos da sociedade santa-mariense. Aos interessados, a aceleradora contará com um fundo, onde o investimento é de R$ 1 mil em 30 parcelas, que totaliza um aporte de R$ 30 mil.
Agora, para 2019, a ideia dar início à fase de captação de empresas. E inicialmente o objetivo é que sejam prospectadas 15 empresas em, pelo menos, três rodadas de negócios. A Stars oferecerá uma aceleração por um período maior do que o habitual: serão 12 meses. O prazo mais dilatado se dá, justamente, para que as startups tenham um período de maturação maior.
A incubação dessas startups ocorrerá na sede das próprias empresas e, por isso, não haverá um espaço físico comum a elas.
Aislan Menk cita ainda dois fatores que, conjugados, podem colocar Santa Maria no mapa nacional do empreendedorismo por meio da inovação tecnológica e, assim, alavancar o desenvolvimento econômico através das startups: 1) polo educacional – com oito instituições de Ensino Superior que, juntas, somam 40 mil alunos; 2) polo de defesa – com 9,3 mil homens e mais de 20 organizações militares.
Confira, abaixo, a íntegra do Santa Maria de Negócios deste domingo (4):