A Cooperativa Tritícola Sepeense (Cotrisel), com sede em São Sepé, atua há 61 anos no recebimento, armazenagem e distribuição de grãos. E a empresa já contabiliza saldos positivos no mercado: é referência na exportação de arroz para o centro do Brasil com o envio do grão para estados como Rio de Janeiro e Espírito Santo. Recentemente, expandiu a atuação também para o Nordeste e está presente no Piauí, Ceará, Bahia e Rio Grande do Norte.
A Cotrisel possui unidades de recebimento e armazenagem de grãos em sete municípios da Região Central: Formigueiro, Restinga Sêca, São Gabriel, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul e Vila Nova do Sul. O arroz, depois de colhido pelos associados, é depositado na Cotrisel onde passa por um processo de limpeza, secagem, armazenagem, beneficiamento e, somente depois, é embalado e recebe as marcas Sepé e Tiaraju.
Outros grãos recebidos como soja e trigo, diferentemente do arroz, não são industrializados, sendo secos, limpos, armazenados e vendidos para a indústria. Após envio para os portos, a soja é direcionada para o mercado exterior, em países como a China. O sorgo e o milho são utilizados na Fábrica de Rações ou armazenados para uso dos próprios associados.
De acordo com José Paulo Salerno, presidente da cooperativa, para realizar os procedimentos, a Cotrisel dispõe de laboratórios e tecnologias próprias. Hoje, a empresa conta com 6 mil associados e cerca de mil colaboradores. Além do recebimento e da armazenagem de grãos, a Cotrisel também disponibiliza assistência técnica agrícola e veterinária aos associados. Além disso, oferece a comercialização de insumos em cinco mercados agropecuários em diferentes unidades da cooperativa.
O trabalho da cooperativa já foi reconhecido nacionalmente. Prova disso é que a empresa foi citada no anuário “Valor 1000”, do jornal Valor Econômico. A lista aponta a Cotrisel como uma das mil maiores empresas do Brasil. Os números analisados pela 18ª edição do ranking, relativos ao exercício de 2017, colocam a empresa em 659º lugar. A Cotrisel também está entre as mil maiores empresas do Brasil, segundo a Revista Exame.
Para o futuro, conforme Salerno, já se trabalha com a projeção de expansão da estrutura na sede, em São Sepé, e também na unidade de Vila Nova do Sul. Além disso, já há expectativa de aumento da atuação no mercado.
Confira, abaixo, a íntegra do Santa Maria de Negócios deste domingo (21):