A draga Pearl River atracou no Porto Novo, cais público do Porto de Rio Grande, no sul do RS, na sexta-feira (26). A embarcação será a primeira a entrar em operação para a dragagem do canal de acesso ao complexo portuário. A obra, que teve início autorizado na última quinta-feira (25) pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, deve começar efetivamente na próxima semana e tem investimento de R$ 300 milhões.
A draga tipo hopper, com bandeira da Bélgica, tem 182,2 metros de comprimento e 28 metros de largura. Ela tem capacidade para retirar 24 mil metros cúbicos de sedimentos por viagem do canal. A embarcação estava no Rio de Janeiro e foi deslocada para Rio Grande para iniciar a dragagem do porto.
A profundidade, que deveria ser de 14 metros, atualmente é de 12,8 metros, devido aos sedimentos que se acumularam ao longo dos anos. A cada 30 centímetros a mais de profundidade, é possível acrescentar até 4 mil toneladas de cargas em uma embarcação que passa pelo canal.
A dragagem do Porto de Rio Grande será executada a partir da próxima semana. A obra poderá levar até 10 meses para ser realizada e prevê a limpeza de cerca de 16 milhões de metros cúbicos de sedimentos do canal de acesso. A última dragagem do complexo portuário rio-grandino foi em 2013.