A rede de hotéis Dom Rafael, tradicional em Santa Maria, espera começar o 2019 com a quinta unidade aberta na cidade. Para isso, o empresário e dono da rede, José Rafael D'Império, acertou a locação da Casa de Retiros, que é um imóvel da Igreja Católica, por um período de dez anos. O prédio histórico pertence à Sociedade Vicente Palotti e, agora, será adaptado para a rede hoteleira.
Conforme D'Império, o imóvel que tem uma área de 4 mil metros de área construída - e que foi utilizado por quase 70 anos para eventos católicos - possibilitará a criação de uma categoria intermediária da rede Dom Rafael e com preços mais econômicos.
Nesta quinta unidade da rede de hotéis Dom Rafael, a aposta está em um tripé, que deve se mostrar lucrativo, ao atender demandas corporativas/empresariais; realização de eventos (como casamentos) e, principalmente, o turismo religioso (já que o local fica ao lado do Santuário de Schoenstat).
Segundo o empresário, a escolha pelo imóvel, que pertence aos padres palottinos, se mostra uma decisão acertada. O prédio principal conta com 60 apartamentos e o grupo D'Império estuda, a médio prazo, a possibilidade de aumentar a oferta de vagas. O investimento, levando em conta reformas pontuais e possíveis novos espaços, deve ficar na casa de R$ 1 milhão, segundo o empresário.
Ao todo, são quase 10 salas, um amplo restaurante e uma capela, o que dá a possibilidade de o local receber cerimônias de casamento. A capela comporta mais de cem pessoas.
Atualmente, as quatro unidades empregam 90 colaboradores e, com o quinto hotel, há a projeção de gerar mais 20 postos de trabalho.