A startup santa-mariense Cowmed, criadora de uma coleira com chip para monitorar bovinos, observa o segundo semestre deste ano e o 2019, que já se avizinha, com metas ambiciosas: a empresa quer internacionalizar a marca. Após desenvolver, recentemente, o chamado sistema V2, que nada mais é que um Facebook para vacas – ferramenta de monitoramento de rebanhos 24 horas por dia –, a Cowmed já desperta o interesse de empresas e de donos de propriedades rurais da Argentina, Uruguai, Paraguai e também dos Estados Unidos.
A situação é comemorada pelo engenheiro Leonardo Guedes, que é formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ele e o irmão Thiago Guedes criaram, ainda em 2010, a ChipInside. Neste ano, por uma questão estratégica e de posição, a startup passou a se chamar Cowmed que, atualmente, monitora 10 mil bovinos. Até o fim do ano, a empresa deve dobrar o número de animais rastreados:
— Parece brincadeira, mas quando a gente diz que a opinião da vaca realmente importa, é a mais pura verdade. Há oito anos, não imaginávamos a dimensão que o nosso negócio teria. E nessa breve trajetória podemos dizer que desenvolvemos um produto e, por tabela, um serviço inovador. E temos orgulho disso.
E, a médio e longo prazo, a ideia é exportar a tecnologia inovadora dos irmãos Leonardo e Tiago e, com isso, rentabilizar a tecnologia "made in pampa" para o Exterior.
— Tudo, na nossa empresa, é feito passo a passo. Mas, sim, estamos observando o mercado internacional — avisa o diretor comercial Leonardo Guedes.
E se a coleira e o sistema V2 são carros-chefe e credenciais da Cowmed, pelo pioneirismo e ineditismo dos serviços, os irmãos adiantam que avançarão ainda mais em termos de tecnologia:
— E hoje, como sempre foi, o homem do campo fica refém e à mercê de tecnologias de fora. E vamos seguir pesquisando e desenvolvendo produtos que possam competir com a tecnologia que hoje vem de fora. E quem sabe, em breve, possamos desenvolver uma tecnologia de inteligência de monitoramento animal em âmbito nacional e internacional.
Preços atrativos
E é com a estratégia de ofertar um preço atrativo, o monitoramento dos animais de qualquer lugar 24h por dia, 7 dias por semana - o custo é de R$ 14,90 por animal -, que a Cowmed busca aumentar o número de bovinos monitorados. Ou seja, o investimento de R$ 0,49/dia se mostra acertado, garante Leonardo Guedes.
— O Cowmed tem toda uma funcionalidade que dá mais segurança ao homem do campo, já que ele passa a ter dados e informações referendadas e planilhadas por técnicos, veterinários, zootecnistas e agrônomos. A gente fala que a Cowmed Assistance é, de fato, o plano de saúde para bovinos. E por tudo isso já conquistamos clientes expressivos.
A startup cobre, além do Rio Grande do Sul, outros estados. São eles: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Recentemente, a Cowmed chegou ao Rio Grande do Norte, no norte, e em Sergipe, no nordeste.
A startup já se coloca em pé de igualdade para competir com grandes players do mercado, avisa Leonardo Guedes.