Depois de identificar desafios, a Aliança para Inovação em Porto Alegre buscará usar o conhecimento acadêmico e a tecnologia para desenvolver projetos que auxiliem na evolução econômica da Capital. Lançado no primeiro semestre, o pacto é fruto da união entre três universidades gaúchas: UFRGS, PUCRS e Unisinos.
A proposta da aliança foi detalhada nesta segunda-feira (13) por professores das instituições em painel do 19º Congresso Internacional da Gestão, na Fiergs, em Porto Alegre. O evento é organizado pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP).
— Buscamos transformar conhecimento em desenvolvimento. Essa é a nossa mensagem — descreveu o professor Luis Lamb, pró-reitor de pesquisa da UFRGS.
Com a criação de projetos nos parques tecnológicos das universidades, a aliança também pretende evitar a saída de talentos do Rio Grande Sul.
— Não se vai a lugar algum sem cérebros, sem capital intelectual. O Rio Grande do Sul está perdendo empresários tão bons quanto aqueles que forjaram nossa economia. Hoje, uma das maiores forças que existem é a da inovação, considerada um processo coletivo — ressaltou o professor Alsones Balestrin, pró-reitor acadêmico e de relações internacionais da Unisinos.
Conforme os responsáveis pelo projeto, além das universidades, representantes do poder público também estão trabalhando na listagem de prioridades para o desenvolvimento de Porto Alegre. A previsão é de que, até novembro, haja mais detalhes sobre as ações que devem ser realizadas.
Superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy lembrou que Barcelona, na Espanha, é uma das referências para a aliança na Capital. A cidade europeia é considerada uma das expoentes mundiais em inovação devido a iniciativas realizadas para atrair investimentos.
— Precisamos avançar em produtividade. Pontuamos prioridades para nossa região — salientou Audy.
Apoio de empresários
Em reunião-almoço do congresso organizado pelo PGQP, antes do painel com os professores, houve a assinatura de acordo de cooperação entre a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e as três universidades envolvidas na aliança.
O reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino, declarou que a proximidade entre empresas e instituições de ensino é "vital".
— O projeto da aliança vai resultar em desenvolvimento para a Região Metropolitana — projetou Aquino.
Representante da Fiergs na assinatura do acordo, o diretor do PGQP, Daniel Randon, avaliou que a cooperação é um dos pilares para a evolução do ambiente de negócios no Estado.
O 19º Congresso Internacional da Gestão segue durante o dia na Capital. À noite, haverá a entrega do 23º Prêmio Qualidade RS, que valoriza práticas de gestão adotadas por organizações do Estado.
Em 2018, 32 serão agraciadas. O vencedor da categoria Diamante, a mais alta das distinções, é o Senac-RS, reconhecido pela segunda vez consecutiva.